CDL Euclides da Cunha

quarta-feira, 22 de julho de 2015
Almenta o numero de impresas inadimplentes

O volumede empresas com dívidas atrasadas registrou um aumento de 5,38% no primeirosemestre de 2015, de acordo com o indicador calculado pelo Serviço de Proteçãoao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CNDL). No mesmo período do ano passado, a variação foi de 4,86%.

Em junho,o aumento no número de empresas inadimplentes aumentou 8,05% na comparação como mesmo mês do ano passado, sendo o segundo maior crescimento desde agosto de2013. Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o ritmo acelerado docrescimento da inadimplência entre empresas é reflexo da forte deterioração daeconomia ao longo do ano. “O ajuste monetário que visa a redução da inflação,ainda que importante, tem fortes efeitos sobre o faturamento das empresas esobre o custo do capital”, diz Pinheiro.

Nacomparação com o mês anterior, o indicador se manteve praticamente estável, comvariação de 0,09%, mas sucedendo três meses de fortes altas, desde março.

 

Inadimplênciadas empresas do setor de Serviços cresce 12,85%

 

O númerode empresas devedoras cresceu em todos os setores, na comparação com junho de2014. O destaque ficou por conta do setor de Serviços, englobando Bancos eFinanceiras, e que, como nos meses anteriores, liderou o avanço da inadimplência,com um crescimento de 12,56%. A segunda maior alta ficou por conta daIndústria, com crescimento 8,71% das empresas devedoras.

Oindicador mostra que quase metade das empresas devedoras está concentrada nosetor de Comércio (49,39%). O setor de Serviços também concentra boa parcela,com 37,22%.

Já sobreos setores credores que concentram a maior parte das dívidas de pessoasjurídicas, Serviços, com grande participação de Bancos e Financeiras, têmexpressivos 70,35% do total, seguido de Comércio, com 16,21%.

 

Quantidadede dívidas em atraso sobe 8,13% em junho

 

Além doaumento no número de empresas inadimplentes, a aceleração atingiu também aquantidade de dívidas em atraso de pessoas jurídicas, que teve um crescimentode 5,41% no primeiro semestre de 2015, contra 3,77% no mesmo período de 2014.

Em junho,a quantidade de dívidas subiu 8,13%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Nacomparação mensal, o número de dívidas se manteve praticamente estável, comvariação negativa de 0,03%.

Aeconomista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, explica que a dificuldade dosempresários em manter os compromissos financeiros em dia está relacionada aobaixo crescimento da economia, com quedas da produção industrial, elevadainflação e altas taxas juros. “Com maior restrição ao crédito e desaceleraçãodo ambiente econômico, a capacidade de pagamento das empresas é afetada.”

 

Dívidascom 3 a 5 anos de atraso crescem 13,82%

 

Aabertura dos dados por tempo de atraso das dívidas revela que, em junho, onúmero de devedores com dívidas mais antigas, de 3 a 5 anos, teve crescimentoexpressivo de 13,82% na variação anual.

Já onúmero de devedores com pendências mais recentes, com até 90 dias de atraso,registraram variação de 2,30%.

 

Número dedívidas no Sudeste cresce acima de média nacional

 

Enquantono Brasil o número de dívidas ficou praticamente estagnado, com variação de-0,03%, na região Sudeste o crescimento foi de 3,45% em junho, na comparaçãocom maio – a segunda maior variação mensal da série histórica.

Na comparaçãocom junho de 2014, o Sudeste lidera o crescimento no número de pendências ematraso de empresas, com uma variação de 11,38%, acima da média nacional de8,13%. A segunda maior variação é do Nordeste, com 10,77%.

Éjustamente nessas regiões que estão as maiores concentrações de dívidas aindanão pagas: o Sudeste corresponde a 44,84% do total, enquanto o Nordesterepresenta 19,53%.

 

Por: CDL Euclides da Cunha
Publicação vista 745 vezes



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Notificações de ofertas de aplicativos de lojas são os que mais estimulam às compras por impulso na internet, aponta estudo CNDL/SPC Brasil
Notificações de ofertas de aplicativos de lojas são os que mais estimulam às compras por impulso na internet, aponta estudo CNDL/SPC Brasil
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
27% dos consumidores usaram nome de outras pessoas emprestado para fazer compras, aponta CNDL/SPC Brasil
27% dos consumidores usaram nome de outras pessoas emprestado para fazer compras, aponta CNDL/SPC Brasil
sexta-feira, 29 de dezembro de 2023
Governo da Bahia anuncia Parcelamento do ICMS de Dezembro em duas parcelas
Governo da Bahia anuncia Parcelamento do ICMS de Dezembro em duas parcelas

Convenção dos Comerciários | Feriados | Agenda | Lista Telefônica
Copyright 2011 © CDL Euclides da Cunha - Todos os direitos reservados