CDL Euclides da Cunha

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
75% da população acha importante a abertura do comércio aos domingos, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil

69% acreditam que se todos osestabelecimentos comerciais funcionassem aos domingos nos mesmos horários queabrem de segunda a sexta, aumentaria o número de vagas de emprego no mercado

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacionalde Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPCBrasil), em convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e PequenasEmpresas (Sebrae), revela que 75% dos brasileiros acham importante abriras lojas de rua, shoppings e supermercados aos domingos e feriados, sendo que45% consideram que deveriam ser abertas em horário reduzido e 29% em horárionormal de funcionamento.

O governo lançou em novembro de 2019 a MedidaProvisória 905, que criou o Programa Verde e Amarelo, que altera a legislaçãotrabalhista e que possibilita, entre outras medidas, a ampliaçãoda possibilidade do trabalho aos domingos e feriados para todas ascategorias. A MP foi prorrogada e deverá ser votada até abril de 2020.

Apesar de a permissão de trabalho nesses dias jáestar prevista em lei específica, o setor de comércio dependia de convençõescoletivas e legislação municipal para colocar seus funcionários para trabalharem domingos e feriados.

Para o presidente da CNDL, a aprovação da medidaé fundamental para o crescimento das vendas, para o aquecimento da economia epara a geração de empregos.

“Essa é uma luta antiga do setor de comércio, quetrará importantes conquistas para o Brasil. Permite ao setor otimizar a mão deobra para atender às demandas em horários de mais movimento e dias que oconsumo pode aumentar, como o domingo. Além, disso, mais dias de trabalhosignifica a geração de mais empregos. Estudos mostram que o domingo já osegundo dia de mais vendas nos shoppings, por exemplo. Os consumidores precisamcontar com o comércio aberto durante os finais de semana”, destaca Costa.

Maioria dos consumidores acredita queabertura do comércio aos domingos e feriados aumentaria vagas de empregos

O desemprego no país, que chegou a atingir 12,4milhões de brasileiros no ano passado, é um dos principais argumentos dogoverno e dos empresários que defendem a ampliação dos dias e horários deabertura do comércio.

Para 69% dos entrevistados, setodos os estabelecimentos comerciais funcionassem aos domingos nos mesmoshorários que abrem de segunda a sexta, aumentaria o número de vagas deemprego no mercado, sendo que 43% acreditam que aumentariam as vagasde emprego em shoppings, 42% em lojas de rua e 39% em supermercados.

“O fechamento do comércio, principalmente emdeterminados feriados, representa enorme prejuízo, o que, de forma direta ouindireta, prejudica os empregados. Quando o comércio deixa de vender, tambémdeixa de investir e de contratar. Essa consequência não é boa nem para ocomércio e nem para os trabalhadores”, afirma o presidente da CNDL.

58% aceitariam vaga de emprego se tivesseque sempre trabalhar aos domingos

A liberação do trabalho aos domingos é uma dasbandeiras do Poder Executivo. E a medida parece atentar a uma nova realidadeeconômica e social. De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistadosafirmou que aceitaria uma vaga de trabalho que tivesse quesempre trabalhar aos domingos (58%), sendo a folga de descanso durante asemana, enquanto 27% não aceitariam.

39% dos consumidores costumam fazercompras aos domingos e feriados

A abertura do comércio aos domingos e feriados favorecenão somente as vendas, mas também ajuda aquela parcela da população quetrabalha durante a semana e muitas vezes só conta com os domingos para fazersuas compras em supermercados, lojas de rua e shoppings.

De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistadoscostumam fazer compras aos domingos e feriados. Outros 39% compram apenas àsvezes e 18% não têm esse costume.

 

Metodologia – A pesquisa ouviu600 brasileiros residentes em todas as capitais, com idade igual ou superior a18 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais. O levantamento foirealizado pela internet em pontos de fluxo de pessoas, considerando as 27capitais do país. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para umintervalo de confiança a 95%.

Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

PP 4.0 – Com investimento totalde R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventosque irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo dequalificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais(RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento aodesenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças dovarejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros paramobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimentosustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serãorealizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas emcada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentosessenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo,ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas comobjetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro epequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataformadigital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil quepermitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizarlideranças e conectar atores públicos e privados.

 

Sobre a CNDL – Criada em1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nosestados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPCBrasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É aprincipal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e ofortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 milempresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

Sobre o SPC Brasil – Há 60 anosno mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados daAmérica Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É aplataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento einteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Ofereceserviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar natomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência empesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, deconsumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento daeconomia do país.

fonte: CNDL

 

Por: CDL Euclides da Cunha
Publicação vista 629 vezes



quarta-feira, 13 de maio de 2020
Campanha de Recuperação de Crédito
Campanha de Recuperação de Crédito
sexta-feira, 20 de março de 2020
Campanha Páscoa Solidária
Campanha Páscoa Solidária
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
CDL e ACEEC  promovem Campanha para incentivar as vendas no período do Carnaval
CDL e ACEEC promovem Campanha para incentivar as vendas no período do Carnaval

Convenção dos Comerciários | Feriados | Agenda | Lista Telefônica
Copyright 2011 © CDL Euclides da Cunha - Todos os direitos reservados