CDL Euclides da Cunha

sexta-feira, 26 de março de 2021
Cerca de 103 milhões de pessoas devem realizar compras para a Páscoa em 2021, aponta CNDL/SPC Brasil

A Páscoa é uma das datas comemorativas maisimportantes para os brasileiros. Mesmo em um cenário de insegurança diante dapandemia, este ano, a maior parte dos brasileiros pretende manter a tradição depresentear familiares e amigos, com ovos e chocolates.  Uma pesquisarealizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e peloServiço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer WisePesquisas, mostra que cerca de 102,7 milhões de brasileiros devem realizarcompras para a Páscoa 2021 – o que representa uma redução de 10,5 milhões deconsumidores frente à estimativa de 2019.

De acordo com a sondagem, 64% dos consumidorespretendem comprar presentes e chocolates para a data, enquanto, 19% nãopretendem ir às compras este ano, e 16% ainda não se decidiram.

Entre os consumidores que vão realizar compras naPáscoa, a maior parte (40%) relata a intenção de gastar a mesma quantia do anopassado, enquanto 31% vão gastar mais e 26% garantem que gastarão menos. Entreos que têm intenção de gastar mais, 38% dizem que os preços estão mais caros,34% que comprarão mais produtos, e 30% que querem compensar a situação deisolamento social vivida pela pandemia.

Já aqueles que pretendem gastar menos citam aintenção de economizar (32%), o fato de terem outros compromissos financeirospara pagar (30%) e orçamento apertado (23%).

O levantamento da CNDL aponta ainda que, entre osque pretendem fazer compras, os principais motivos são: gostar de chocolate oupresentear alguém que gosta (35%), ser uma tradição da qual gostam departicipar (28%) e ter o costume de presentear as pessoas que gostam (24%).

Entre os que não pretendem comprar presentes echocolates, os principais motivos são: priorizar o pagamento de dívidas (38%),estar desempregado (36%) e o fato de não gostar ou não ter o costume de comprarpresentes e chocolates para esta ocasião (19%).

A crise econômica gerada pela pandemia também estáimpactando as compras deste ano, de acordo com a pesquisa. Entre os que nãodevem comprar ovos ou chocolates porque estão endividados, desempregados,tiveram redução salarial ou estão distantes das pessoas que poderiampresentear, 78% afirmam haver influência do cenário da pandemia.

“Mesmo diante dos desafios sociais e econômicos queo país enfrenta, as vendas nesta Páscoa podem aquecer o varejo. Esse é omomento de o setor investir em promoções para atrair os consumidores, de olhonaqueles que pretendem comprar mais e, sobretudo, nos que ainda não sedecidiram”, avalia o presidente da CNDL, José César da Costa.

 

Filhos serão os mais presenteados. Média de gastosserá de R$ 209

A pesquisa revela que as principais pessoas a serempresenteadas na Páscoa serão filho/a (55%), marido/esposa (42%), mãe (38%) e ossobrinhos/as (33%). Além disso, 27% pretendem presentear a si próprios.

A maioria dos entrevistados (57%) pretendem comprarovos de chocolate industrializados, enquanto 43% bombons/caixas de chocolateindustrializados, 40% ovos caseiros artesanais, e 30% barras de chocolateindustrializadas.

Entre os que devem comprar ovos industrializados,70% pretendem comprar produtos direcionados tanto a crianças quanto a adultos;28% pretendem comprar apenas produtos voltados para adultos; e 16%, somentepara crianças.

Já os que pretendem comprar produtos caseiros, osmotivos mais frequentes são: gostar de algo mais personalizado (30%), a vontadede ajudar as pessoas que vendem (28%), e por considerar que a qualidade dochocolate é melhor (13%).

“Vimos um crescimento no último ano de pessoas quepreferem comprar de pequenos lojistas ou vendedores autônomos, o que mostra, aomenos em parte, a preocupação do brasileiro com os comerciantes locais, tãoimpactados pela crise causada pela pandemia. Mesmo quem não tem um e-commerceou uma loja online pode fazer suas divulgações e vendas por meio de redessociais ou WhatsApp”, destaca Costa.

Os consumidores entrevistados pretendem gastar, emmédia, R$209,49 com as compras da Páscoa e comprar cerca de 5 produtos. A formade pagamento mais utilizada será à vista (76%), especialmente no dinheiro(52%). Já 52% pretendem pagar à prazo, com destaque para o cartão de créditoparcelado (31%).

 

Supermercados serão os principais locais decompra.  84% pretendem fazer pesquisa de preço

O brasileiro está atento à diferença de preçosentre os estabelecimentos, e por isso, 84% dos entrevistados pretendem fazerpesquisa antes de fazer suas compras, sendo que 50% pretendem pesquisar sobretodos os tipos de chocolate e 25% somente sobre os ovos de Páscoa.

O principal local de pesquisa serão ossupermercados (62%), enquanto 52% pretendem pesquisar em sites na internet e34% nas lojas de shopping. Entre os que pesquisam preços na internet, 77% citamos sites e aplicativos de varejistas, 60% os sites de busca, e 41% os sites decomparação de preços.

“O consumidor brasileiro já aprendeu que a variaçãode preços dos ovos de Páscoa é enorme e pode ficar próxima a 100% em algumascidades, de acordo com o Procon. Então, ir às compras na primeira loja queaparece pode ser um erro grave. O ideal é se planejar com antecedência, usar ainternet para pesquisar e só tomar decisões depois de ter visto os preçospraticados em vários estabelecimentos”, lembra Costa.

Os principais locais de compra dos produtos para aPáscoa serão: supermercados (58%), lojas especializadas em chocolate (45%), elojas de grandes varejistas (42%). 70% têm intenção de comprar em lojasfísicas, seja de rua (44%) ou de shopping (40%), enquanto 65% também disseramque pretendem comprar pela internet, principalmente nos sites (22%) e noWhatsApp (20%).

Os fatores que mais influenciam a escolha do localde compra são: o preço dos produtos (42%), a qualidade (37%) e as promoções eos descontos (31%). 69% pretendem comemorar em casa, com aumento de 18 p.p. nacomparação a 2019.

“Muitas capitais do país cumprem nesse momentomedidas de fechamento de parte do comércio, o que deverá impactar diretamentena forma como os consumidores farão suas compras para a Páscoa, e também comocostumam comemorar a data. Em muitas cidades, por exemplo, as lojasespecializadas em chocolates estão fechadas, enquanto os supermercados, porserem atividades essenciais, continuam abertos. Por isso, o varejista deveestar preparado para atender por delivery, oferecer serviços de entrega evendas pela internet”, acrescenta o presidente da CNDL.

 

24% dos que pretendem comprar chocolates epresentes possuem contas em atraso

Mesmo com o cenário de crise e de desemprego, boaparte dos consumidores pretende realizar compras na Páscoa ainda que com oorçamento comprometido. 24% dos entrevistados que pretendem comprar chocolatese presentes possuem contas em atraso, sendo que 66% estão com o nome sujo. Alémdisso, 5% acreditam que vão deixar de pagar alguma conta para comprar produtospara a Páscoa.

Outro dado que inspira preocupação e denuncia ocomportamento imprudente de alguns consumidores é que 26% admitem gastar maisdo que podem com as compras na data e 23% dos que realizaram compras na Páscoado ano passado afirmam que ficaram com o nome sujo pelos gastos realizados nadata, sendo que 13% ainda estão negativados e 10% já limparam o nome.

“Como qualquer outra data comemorativa, a Páscoaestá sujeita a diversos mecanismos do marketing e da propaganda para estimularo consumo, já que se trata de uma data importante para o comércio. Então aspessoas acabam, muitas vezes, cedendo ao consumismo e exagerando nos gastos”,afirma Costa. “Se o consumidor está preparado, se ele reservou uma quantia paragastar na Páscoa, tudo bem. Mas as compras devem ser feitas sem que o impeça decumprir compromissos financeiros mais importantes, assim como guardar dinheiropara imprevistos. O que não é recomendável é fazer dívidas ou deixar de pagarcontas, com o intuito de comprar ovos, bombons etc.”, alerta o presidente daCNDL.

 

CLIQUE AQUI e confira a pesquisa completa!  

 

INFORMAÇÕESÀ IMPRENSA

MarinaBarbosa

 

Por: CDL Euclides da Cunha
Publicação vista 182 vezes



sexta-feira, 30 de abril de 2021
Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil
Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil
segunda-feira, 29 de março de 2021
Número de idosos que acessam a internet cresce de 68% para 97%, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
Número de idosos que acessam a internet cresce de 68% para 97%, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
Delivery na pandemia impulsiona demandas da maquininhas
Delivery na pandemia impulsiona demandas da maquininhas
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
Para 56% dos consumidores, sistema tributário atual não é adequado para fazer negócios no Brasil, revela CNDL/SPC Brasil
Para 56% dos consumidores, sistema tributário atual não é adequado para fazer negócios no Brasil, revela CNDL/SPC Brasil

Convenção dos Comerciários | Feriados | Agenda | Lista Telefônica
Copyright 2011 © CDL Euclides da Cunha - Todos os direitos reservados